Corsan instala mais uma bomba para aumentar capacidade de captação de água

A Corsan informou que aumentou capacidade de bombeamento da água do Rio Jacuí para a estação de tratamento em Cachoeira do Sul, no Bairro Marques Ribeiro. Em comunicado enviado à Rádio Fandango  102.5 FM, a companhia informou que, com a instalação de uma segunda bomba de sucção da água na madrugada de segunda-feira (6), o recalque chega a 70% da capacidade em condições normais de captação de água bruta.

Nesta segunda-feira, durante o dia, a Corsan concentra os esforços no bombeamento de água para os reservatórios da parte alta e bairros da zona norte da cidade. À noite, o direcionamento se inverte para atender o Centro e os bairros da parte baixa de Cachoeira do Sul.

Ainda de acordo com o comunicado enviado à Rádio Fandango, a Corsan explicou que vem fazendo manobras na rede de distribuição para que a água chegue a todos os bairros e os cachoeirenses possam fazer reserva para, pelo menos, ter água para as necessidades mais básicas, como alimentação e higiene pessoal.

A empresa reforça que o racionamento persiste e pede à população que faça uso responsável da água que está sendo fornecida emergencialmente, priorizando as necessidades básicas. Não há previsão para a retomada dos serviços as estruturas de captação estão alagadas.

Após a baixa do nível do Rio Jacuí, serão avaliados os danos e então reparados os equipamentos. “A Companhia segue trabalhando intensiva e ininterruptamente com reforço das frentes de trabalho na tentativa de atenuar as consequências do desastre climático às estruturas de abastecimento”, diz nota da Corsan.

“A Corsan está restabelecendo, aos poucos, o abastecimento de água em alguns municípios. A prioridade, até que o serviço seja restabelecido plenamente, é a utilização em serviços de emergência como hospitais e abrigos, além do uso pessoal consciente para higiene e culinária. Não desperdice a água disponível em serviços de limpeza de ruas e edificações”, diz um trecho de nota oficial da Corsan.

“Em cenário de volume reduzido de água potável disponível – devido a problemas críticos diversos na captação, tratamento e distribuição da água – é determinante contar com consumidores conscientes para garantir que haja disponibilidade de água para todos, já que a retomada será lenta e gradual, quando acontecer. Enquanto os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, equipamentos reparados e substituídos para voltar a fornecer água de qualidade à plena operação, o racionamento continua”, prossegue a empresa.