Cheia do Jacuí desabriga 1.088 pessoas em Cachoeira

A Defesa Civil apresentou neste domingo (5) os dados que mostram que Cachoeira do Sul tem 1.088 pessoas fora de casa devido à cheia do Rio Jacuí. Deste total, 316 então instaladas em 8 abrigos e outras 772 estão em casa de familiares e amigos. E este número não para de crescer. Mais dezenas de pessoas passaram, na tarde deste domingo, pela Secretaria de Obras ainda se cadastrando e informando que tiveram que deixar sua casa.
O trabalho da Defesa Civil segue agora com o levantamento de dados para organização do Decreto de Emergência. Para isso é preciso avaliar os danos humanos, ambientais, estruturais e econômicos.
O Rio Jacuí estava em 27,82 metros às 17h45min do domingo e baixando lentamente. Mesmo assim, a orientação é que as famílias que saíram, permaneçam fora de casa até que seja possível de fato voltar para casa.

Qual a situação do Município:

– Aulas: foi decretado a suspensão das aulas na rede pública e privada por mais dois dias (segunda, terça e quarta-feira).  A Prefeitura acompanha a situação dos próximos dias dando novas orientações.
Recolhimento de lixo: segue acontecendo normalmente. O que a Prefeitura pede é que as pessoas separem seu lixo e mantenham os recicláveis em casa, diminuindo o volume de descarte.
– Combustíveis: todas as rotas de acesso ao município estão bloqueadas. Portanto, não há como caminhões com combustível chegarem. Por isso, os veículos devem ser usados com racionalidade.
– Transporte aéreo: a Defesa Civil está trabalhando para que cestas básicas e insumos para o HCB cheguem através de aeronaves.
– Compra de alimentos: a cidade não recebe caminhões de abastecimento até que aconteça a liberação de estradas. Por isso, as pessoas precisam ter consciência na hora de fazer suas compras para que todas as famílias permaneçam abastecidas.
– Postos de saúde: funcionarão normalmente nesta segunda-feira, pelo menos enquanto tiver água. Qualquer alteração será avisada.
– Abastecimento de água: o abastecimento está sendo feito de forma alternada entre regiões da cidade. Por isso, todos ainda devem racionar água, usando apenas o que for realmente necessário, pois a Corsan ainda segue fazendo adaptações no sistema para permitir o abastecimento.

Os abrigos
Abrigo 1 – Derlizão
Abrigo 2 – Ginásio da Escola Rio Jacuí
Abrigo 3 – Centro de Formação da Paróquia Santo Antônio
Abrigo 4 – Mococa
Abrigo 5 – Ferreira (Escola Estadual Zilá da Gama Mor)
Abrigo 6 – Ferreira (Olaria)
Abrigo 7 – Cristo Rei (parte alta)
Abrigo 8 – Colônia de Pescadores