UFSM/Cachoeira entrega propostas para o tráfego de veículos pesados de acesso à Pradozem

O Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) do curso de Engenharia de Transporte e Logística da Universidade Federal /Campus Cachoeira do Sul, entregou nesta semana o relatório de vias propostas para o tráfego de veículos pesados em perímetro urbano em Cachoeira do Sul, pesquisa necessária para nortear a Prefeitura de Cachoeira do Sul no que diz respeito principalmente à chegada e saída de caminhões a empresa Pradozem, que fica na Rua Moron.

A proposta do estudo é oferecer um planejamento que minimize os impactos gerados pela operação logística da empresa de armazenamento de grãos, oferecendo alternativas de rotas que amenizem os impactos das futuras operações.

A contagem de tráfego para basear as propostas foi feita em 31 de março, em dois momentos, com duas horas de contagem cada. O trabalho contou com o auxílio de estudantes e de soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Combate.

No decorrer de 4 horas foram contabilizados a passagem de cerca de 11.200 veículos nas 25 aproximações avaliadas pela equipe. Após avaliarem 9 alternativas de rotas, os acadêmicos autores da pesquisa, junto com seus professores, apontaram 4 propostas de rotas a fim de obter a melhor combinação de características de cada trajeto.

A Secretária Municipal de Planejamento, Cláudia Scarparo, explica que agora as propostas serão avaliadas pelo Executivo para que depois sejam tomadas as decisões com relação a qualquer alteração no trânsito.

A professora da UFSM, Vanessa Alves, frisa que cada uma das propostas tem suas particularidades e precisam ainda ser analisadas e discutidas.

As propostas

1 – Rua Tuiuti: nesta proposta, é necessário obras de infraestrutura para dar continuidade pela Rua Tuiuti até chegar a Rua Moron

2 – Ruas Tiradentes e Tuiuti: utilizando uma para saída e outra para chegada de veículos pesados. Nesta alternativa também é necessário obras de infraestrutura para dar continuidade pela Rua Tuiuti até chegar a Rua Moron

3 – Ruas Tiradentes e Félix da Cunha: utilizando uma para saída e outra para chegada de veículos pesados

4 – Ruas Conde de Porto Alegre e a Tiradentes: utilizando uma para saída e outra para chegada de veículos pesados

Autores do projetos

Acadêmicos:

Jonathan Barros Felipe Vieira

Raquel Cristina Ferreira Silva

Docentes:

Vanessa Alves

Alejandro Ruiz-Padillo

Felipe Caleffi