Vacinação contra a COVID nesta sexta-feira

Drive e postos vacinando contra Covid na tarde de sexta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde já definiu os detalhes para a retomada da vacinação contra a Covid-19 após a confirmação da chegada, nesta sexta-feira (11/06) à tarde, de mais uma remessa de imunizante à cidade. Foram confirmadas 1.830 doses de AstraZeneca/Oxford e 1.140 doses da Pfizer, todas para primeiras aplicações em pessoas a partir de 57 anos de idade ou aquelas incluídas nos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A aplicação das doses da Pfizer, entretanto, dependerá da quantidade de seringas a serem repassadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Com o propósito de atender a grande expectativa da população, que procurou a pasta durante toda a semana atrás das vacinas, o secretário Marcelo Figueiró determinou horário estendido já nesta sexta-feira nas três maiores unidades de saúde para recomeçar a imunização: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina estarão atendendo das 16h às 21h.

Ao mesmo tempo, haverá uma quarta alternativa de vacinação – a estratégia de vacina no carro, que é mais rápida e segura, na medida que ajuda o sistema a reforçar o distanciamento e demais protocolos sanitários. O drive thru acontecerá das 18h às 21h, no Pavilhão da Fenarroz. Nesta etapa da campanha, professores que ainda não buscaram o imunizante poderão fazê-lo diretamente nos postos de saúde, mediante comprovação com carteira do sindicato da categoria, por exemplo, não havendo mais necessidade de prévio cadastro na secretaria. A pasta também está liberando a vacinação para educadores que trabalhem em outras cidades mas residam em Cachoeira do Sul. No segmento industriários, a solicitação continua sendo necessária, mediante a apresentação de listagem dos funcionários com CPF, entretanto a SMS somente destinará equipes até empresas que tiverem mais de 100 colaboradores. As empresas de menor porte devem seguir munidas da documentação até as unidades sanitárias.

TRABALHADORES DE SAÚDE
Nesta fase da imunização, todos os trabalhadores de saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados, inclusive os não vinculados a CNES, como educadores físicos de academias de ginástica e veterinários e seus auxiliares em estabelecimentos de saúde animal.

11/06 – SEXTA-FEIRA
16h às 21h – US1, US4 e US14
18h às 21h – Drive Thru na Fenarroz

QUEM PODE RECEBER A VACINA NESTA FASE

PODEM IR DIRETO AS 3 USs:
* Gestantes e puérperas com comorbidades (mediante avaliação médica e apresentação de atestado ou laudo médico)
* Comorbidades a partir dos 18 anos
* Deficientes permanentes graves sem necessidade de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios)
* Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado
* Profissionais da educação de níveis básico ou médio
* Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA
* Caminhoneiros (apresentar CNH C,D ou E e comprovante de residência caso o documento não conste como origem Cachoeira do Sul)
* Militares da ativa
* Todos os trabalhadores de saúde, inclusive os não vinculados a CNES

AGENDAMENTO PRÉVIO:
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros
* Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
* Industriários
(somente empresas com mais de 100 colaboradores terão vacinação na empresa – as demais comparecem nos postos de saúde munidos de suas respectivas listas e ofícios de solicitação)

Converse com a Fandango