Semana começa com chuva e termina com muito frio no Estado

A previsão é de uma semana com chuva e muito frio. A formação de uma frente fria traz chuva entre 15mm e 30mm para a maior parte do Rio Grande do Sul entre segunda e terça (5). Somente no Sul do Estado, choverá menos que 15mm. Embora o acumulado de chuva não seja elevado, há risco de granizo no Rio Grande do Sul pela baixa temperatura.

Por falar em baixa temperatura, ela despencará na segunda metade da semana, com mínimas entre 3°C e 6°C em todo o interior. Há potencial para geadas na Campanha e na Zona Sul na quinta (7) e na sexta-feira (8). A chuva retornará a partir da próxima segunda-feira (11), novamente com baixo acumulado. Mesmo assim, o aumento da frequência de chuva e as baixas temperatura ajudam na reposição da umidade do solo e instalação de pastagens e das culturas de inverno.

Central

Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Região Central com acumulado em torno dos 25mm. Há risco de granizo na próxima noite com rajadas de vento em torno dos 45km/h. Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 5°C e 6°C na quinta (7) e sexta-feira (8) com baixo potencial para geadas.