Cachoeira assina convênio com UNIVATES e testagem de suspeitos coronavírus deve começar nesta terça-feira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul assinou, nesta segunda-feira (4), o contrato com a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (UNIVATES), de Lajeado, para a realização de testes para detecção de coronavírus. A ideia é que os testes sejam distribuídos em 4 meses, com uma média de 150 testes por mês. O investimento será de 144 mil reais, com custo unitário de 240 reais. O resultado dos exames será dado em 24 horas, um dos critérios usados pela Prefeitura para a escolha do laboratório da Univates. O Ministério Público também se manifestou favorável a escolha do laboratório que apresentava os resultados em menor espaço de tempo.

Conforme informações do Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes da Rosa, nesta primeira fase, as coletas serão feitas pela equipe de epidemiologia do Departamento de Vigilância Sanitária. Serão testados os pacientes que passarem pela Central de Triagem, na UPA, ou na rede básica de saúde, que apresentarem sintomas compatíveis com COVID-19 e forem atestados ao isolamento domiciliar pelo médico. Também é necessário que os mesmos estejam dentro do período necessário para coleta do exame RT PCR (de 1 a 10 dias com sintomas). As coletas serão domiciliares e, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia dos sintomas do monitorado, pois é o período considerado ideal para obter melhores resultados. O DVS também coletará de pessoas contactantes de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que apresentarem sintomas respiratórios, conforme definição do Ministério da Saúde.

Os critérios para testagem foram definidos através da Nota Informativa do DVS que se baseia nas normas do Boletim nº5 do Ministério da Saúde e acordados em reunião entre a Prefeitura e o HCB, com a presença do secretário Roger, da Enfermeira Andréa Santos (DVS), do administrador da Secretaria – Simon Boustany Filho, e da equipe do HCB – Luciano Morshel, Dr Lucas Proença e Enf. Fernanda Dillenburg.

Uma parte dos kits de coleta, que serão fornecidos pelo laboratório, serão buscados ainda hoje pela Secretaria Municipal de Saúde para ficar à disposição dos pacientes que necessitarem ser testados.