Sexta-feira tem alerta de temporal e vento de até 100 km/h no RS

Agosto chega ao fim nesta sexta-feira (31) com alerta de chuva intensa no Estado. Nesta quinta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de tempestade para praticamente todo o Estado, com exceção do Norte, do Litoral Norte e da Serra. Os avisos indicam precipitações volumosas, de até 100mm entre quinta e sexta-feira, e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h. Os alertas também apontam para a possibilidade de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e corte de energia.

— As precipitações devem ser mais intensas na Fronteira Oeste e na Região Central, com possibilidade de granizo — afirma o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.

No fim de semana, que marca o inicio de setembro, a instabilidade segue atuando sobre o Rio Grande do Sul. Enquanto na sexta-feira a chuva mais forte se concentra no Sul, no sábado, o risco de temporal migra para a porção norte do Estado.

— No domingo, o tempo ainda fica bastante fechado na metade Norte, mas nas áreas mais ao sul o dia já deve ser mais seco e o sol volta a aparecer — explica Jonas.

Com a passagem da frente fria, que causa a instabilidade, a tendência é de queda de temperatura.