Alunos do Ensino Médio no Estado, têm aprendizado insuficiente em português e matemática

Sete em cada 10 alunos do Ensino Médio na rede estadual do Rio Grande do Sul apresentaram nível insuficiente de conhecimento em língua portuguesa e matemática em prova aplicada pelo MEC. Conforme dados do Sistema de avaliação da Educação Básica (saeb) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30), 70,46% dos estudantes demonstraram baixo nível de proficiência na própria língua, 28,15% têm capacidade básica no idioma e apenas em 0,8% deles se constatou nível avançado em português.

A interpretação em níveis insuficiente, básico e avançado é baseada em critérios da Secretaria de Educação Básica do MEC. Apesar do alto índice de alunos da rede estadual de Ensino Médio com baixa proficiência em língua portuguesa, o resultado no Rio Grande do Sul – e nos demais Estados do Sul, além do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco – é superior à média nacional. No Brasil, pelo que mostra o Saeb 2017, os estudantes matriculados no Ensino Médio obtiveram, em média, nível 2 de um total de 9 na disciplina.

— É a primeira vez que o MEC fala sobre o que é insuficiente, básico e adequado. E uma avaliação insuficiente significa dizer que, se os alunos não tiverem um grande reforço, não terão absolutamente nada para dizer que aprenderam dentro da escola. Os alunos nesse nível têm muito mais chance de reprovar ou de abandonar a escola — declarou o Ministro da Educação, Rossieli Soares.

Os resultados demonstram, em geral, que o estudante brasileiro de Ensino Médio consegue identificar uma ideia comum em textos diferentes, enxerga a ironia em tirinhas e entende o sentido da linguagem verbal e não verbal em notícias e charges. Não demonstra, porém, capacidade de reconhecer o tema de uma crônica nem identifica opiniões divergentes sobre o mesmo tema em diferentes textos.

No 3º ano do Ensino Médio da rede estadual gaúcha, o resultado em língua portuguesa é ainda pior do que em matemática: 70,15% dos estudantes demonstraram capacidade insuficiente de lidar com números. O índice de alunos com conhecimento avançado de matemática também é maior do que em português: 1,69% dos avaliados conseguiram, por exemplo, determinar uma das medidas de uma figura tridimensional utilizando o Teorema de Pitágoras.

A situação é semelhante no 9º ano do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul, em que os alunos também demonstraram mais conhecimentos insuficientes (60,67% em matemática, 57,46% em português) do que em nível básico ou avançado.