Em quatro dias, apenas 4 mil se vacinaram contra a gripe em Cachoeira

A vacinação contra a gripe em Cachoeira do Sul já atingiu um universo de 4 mil pessoas, muito abaixo do esperado  conforme a enfermeira responsável pele Vigilância Sanitária no município, Andrea Santos. Segundo ela, isso representa apenas 17% dos que tem que se vacinarem, em torno de 34 mil pessoas. Ela disse que o maior público são os idosos e manifesta preocupação com pequeno número de crianças de seis meses a 5 anos. “Em quatro dias de vacina foram apenas 206 crianças”, revela.

A campanha, que se estenderá até o dia 1º de junho, abrange nove unidades sanitárias da área urbana e no interior, uma equipe da Secretaria da Saúde, percorre as localidades. O Dia da Vacinação será no sábado, dia 12 de maio, quando as unidades funcionarão pela manhã e tarde.

QUEM DEVE SE VACINAR

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
  • Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito á vacinação gratuita; aqueles que não têm cadastro, devem apresentar prescrição médica para acesso ao imunizante.

OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
– US1 (Centro)
– US4 (Centro Social Urbano)
– US14 (Bairro Marina)
– ESF 1 (Bairro Promorar)
– ESF 2 (Bairro Carvalho)
– ESF 3 (Bairro Noêmia)
– ESF 4 (Bairro Barcelos – Junto ao Hospital da Liga)
– ESF 5 (Bairro Tupinambá)
– ESF 7 (Bairro Ponche Verde)