Deputados Gaúchos lançam frente para retomadas das obras da Br 290

A BR290, que liga Porto Alegre até Uruguaiana, passando por Cachoeira do Sul,  é a principal rodovia transversal do Rio Grande do Sul. Nela trafegam cerca de 20 mil automóveis diariamente, sendo que sua capacidade atual é de 11 mil veículos/dia. Em 2014, o governo federal iniciou as obras de duplicação do trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, mas até agora apenas 10% do orçamento previsto foram liberados.

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a Câmara vai lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR 290 para pressionar pela liberação dos recursos. Mesmo indicada como emenda da bancada gaúcha, a continuidade das obras não está nos planos do governo Temer, que excluiu o trecho do pacote de obras apresentado no Programa Avançar. “Embora tenha sido indicada como emenda de bancada ao orçamento 2018, com essa decisão o governo federal desrespeita e desconsidera a situação calamitosa da estrada, seus índices de acidentalidade e insegurança e o clamor da comunidade”, critica Henrique Fontana.

As ações da Frente da Câmara Federal irão se somar à Frente Parlamentar Pela Duplicação da BR 290, coordenada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi na Assembleia Legislativa gaúcha. A ideia é juntar forças com prefeitos e vereadores para não deixar a obra parar. Segundo o DNIT, com R$ 90 milhões é possível resolver o trecho mais esgotado, entre Pantano e Arroio dos Ratos.

SERVIÇO:

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR 290

6 de dezembro, 4ª feira

17 horas