Frio trará geada e temperaturas negativas nos próximos dias no RS
A massa de ar frio que começou avançar sobre o Rio Grande do Sul nas primeiras horas na segunda-feira, 18, derrubou a temperatura.
A previsão da MetSul Meteorologia indica que o frio vai aumentar nas próximas noites, com tempo mais aberto e a chegada de um reforço de ar polar. As próximas madrugadas devem ser gélidas em todas as regiões do estado, principalmente entre a terça, 19, e a sexta-feira, 22.
São previstas mínimas entre 0ºC e 5ºC em grande parte do interior. Em várias cidades, especialmente em áreas de maior altitude, os termômetros devem marcar temperaturas negativas. O frio mais intenso deve atingir os Campos de Cima da Serra, o Planalto Médio e o Planalto Sul Catarinense, onde as mínimas podem cair a -2ºC a -4ºC.
Marcas negativas também são esperadas na Campanha e na Serra do Sudeste, no Sul do Rio Grande do Sul.
As madrugadas com maior ocorrência do fenômeno devem ser as de terça, quarta e quinta-feira, quando muitas cidades terão amanhecer gelado sob tempo aberto e vento calmo. Um reforço de ar polar que vai ingressar entre quarta e quinta vai chegar com aumento de nebulosidade. Em razão disso, a temperatura sobe menos durante o dia na quinta e na sexta com máximas baixas, o que fará com que faça frio o dia todo.
A massa de ar frio, pela sua trajetória continental, ainda traz queda de temperatura nesta semana em São Paulo, Mato Grosso do Sul, extremo Sul de Goiás, Oeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e áreas mais ao Sul do estado do Amazonas.
Fonte: Correio do Povo