Wine South America reúne produtores de vinhos e espumantes certificados com IPs e Denominação de Origem

Terroir do Brasil na taça: Wine South America reúne produtores de vinhos e espumantes certificados com IPs e Denominação de Origem

 

Municípios da Serra Gaúcha e entidades representativas marcarão presença na feira

A vitivinicultura brasileira é ampla, carregada de originalidade, sabores, aromas e cada vez mais qualidade, reconhecida em premiações concedidas em diversos cantos do mapa. Em cada região produtora brasileira, um conjunto de fatores naturais – que inclui solo, geografia, geologia e clima – costuma influenciar na elaboração e resultado final dos vinhos. Estamos falando do terroir de cada região produtora. E será possível conhecer um pouco mais de cada terroir brasileiro nos rótulos expostos por vinícolas nacionais durante a Wine South America (WSA), considerada a principal feira profissional de vinhos da América Latina e que ocorrerá em Bento Gonçalves de 21 a 23 de setembro. Ao todo, serão 150 vinícolas brasileiras participando do evento.

Algumas destas regiões produtoras estarão presentes na Wine South America em um espaço coletivo que permitirá que o visitante entre em contato com vinícolas ligadas às entidades representativas, além de poder degustar em taça as principais características de cada terroir. Da Serra Gaúcha, por exemplo, estarão presentes no espaço coletivo as entidades Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua), Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e vinícolas do município de Farroupilha.

Estas regiões produtoras estão entre as sete gaúchas que têm Indicações Geográficas (IG) de vinhos registradas, entre Indicações de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO) reconhecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Essas indicações geográficas foram estruturadas com a participação dos produtores, organizados em associações, em parceria com instituições de apoio ao longo dos últimos anos. Mais do que visibilidade, estas certificações atestam a qualidade e a originalidade dos produtos elaborados por cada região. “Ao ser uma região que se enquadrou nos critérios de IP ou DO, sabemos que se trata de uma região que tem conhecimento e saber fazer, que tem qualidade, que sabe suas especificidades e características. E além disso, tem produtores organizados focados em valorizar os vinhos das áreas delimitadas e que procuram se qualificar cada vez mais. Assim, garantem um produto de qualidade ao consumidor”, explica o pesquisador e especialista em Zoneamento e Indicações Geográficas da Embrapa, Dr. Jorge Tonietto.

Todas as sete regiões produtoras gaúchas certificadas com Indicação de Procedência estarão presentes na WSA – além das já citadas, participarão em diferentes espaços da feira a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Estará no espaço coletivo a entidade Vinhos dos Altos Montes, que reúne 14 vinícolas associadas dos municípios de Flores da Cunha e Nova Páduae que elaboram, especialmente, vinhos finos e espumantes. Pelo menos sete delas estarão presente no estande e há ainda outras que irão expor na feira em espaços individuais. “A associação já participou de outras edições da Wine South America e a repercussão que tivemos foi ótima. É uma excelente oportunidade de novos negócios, de novas portas se abrirem. E, além disso, de se fazer mais conhecido e dar mais credibilidade ao nosso terroir”, explica o executivo da associação, Igor Tatto Pan.

A vitivinicultura do município de Monte Belo do Sul será representada por sete vinícolas no espaço coletivo da Wine South America, além de uma tanoaria. Eles são alguns dos associados da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), que também demonstrarão rótulos certificados pela IP recebida ainda em 2013. “Nós participamos na última edição e a feira nos abriu portas para vendas em regiões como São Paulo, Bahia e outros Estados que não havíamos chegado ainda. É um evento que encurta os caminhos de negociação com outros pontos do país e claro, até de forma internacional, pelo porte da feira”, descreve Julia Fantin, da Vinhos Casa Fantin.

Farroupilha, município cuja IP é garantida pelo cultivo da variedade Moscato Branco, estará representada por duas vinícolas importantes. Esta variedade de uva pode ser apreciada em seis diferentes tipos de produto: Vinho Moscatel Espumante, Vinho Fino Branco Moscatel, Vinho Frisante Moscatel, Vinho Licoroso Moscatel, Mistela Simples Moscatel e Brandy Vinho Moscatel. “Vários outros produtos de qualidade também podem ser apreciados nas vinícolas do município, onde o enoturismo se fortalece e propicia momentos especiais”, ressalta a turismóloga da prefeitura, Marisa Poloni.

Expectativa pela primeira Denominação de Origem de espumantes

Os produtores de Pinto Bandeira vivem um momento de muita expectativa e reconhecimento, já que está na reta final o processo para a obtenção da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira para espumantes. Quem conduz a iniciativa é a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). Na feira, as vinícolas ligadas à entidade oferecerão uma experiência sensorial aos visitantes da Wine South America em um espaço exclusivo e temático. “O foco da nossa participação no evento será apresentar o espírito e os produtos representativos na nossa futura DO, a primeira exclusiva de espumante no Novo Mundo”, explica o presidente da Asprovinho, Daniel Geisse. A atualização da obtenção da DO pelo INPI é semanal, e a expectativa é que possa ser liberada a qualquer momento.

Por isso, quatro espumantes premium serão oferecidos em degustações temáticas, orientadas e que podem ser feitas pelo público sob agendamento. “O sommelier faz uma apresentação da nossa DO e orienta a degustação destes espumantes”, explica Geisse. O agendamento para a experiência pode ser feito durante a realização da feira. Os quatro rótulos oferecidos em degustação serão Blanc de Blanc, Blanc de Noir, Espumante Brut e Espumante Extrabrut, de quatro vinícolas de Pinto Bandeira.

O Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves, considerado uma das regiões produtivas mais importantes do país e pioneiro na estruturação da IP em vinhos, estará também representado no espaço coletivo e com marcas expondo em estandes individuais por meio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos.  Em 2002, o Vale dos Vinhedos obteve do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o primeiro registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira DO de vinhos do Brasil.

 

Sobre a Wine South America

A terceira edição da Wine South America promete superar os números da última edição, em 2019, quando promoveu um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões. O evento é direcionado a profissionais do segmento: importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.

Vinícolas da Itália, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, França, Geórgia, Espanha, Eslovênia e Macedônia estão entre os expositores confirmados na Wine South America 2022. A diversidade dos vinhos do Brasil também estará muito bem representada por produtores de regiões tradicionais como Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi, na Serra Gaúcha (RS), e São Joaquim (SC), além de novos terroirs que vêm se destacando, caso de São Roque, Jundiaí e Ribeirão Branco, em São Paulo, e Boa Esperança e Caldas, em Minas Gerais. Mais informações sobre a WSA podem ser acessadas no site www.winesa.com.br.