Mutirão da dengue visitou 355 imóveis no bairro Noêmia

A Secretaria Municipal da Saúde executou nesta quinta-feira (14/03) mais uma etapa da campanha de combate à dengue pelos bairros da cidade. As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) percorreram 355 imóveis do Noêmia durante a manhã, mobilizando os moradores para a importância da limpeza cautelosa das áreas externas e de se evitar o acúmulo de entulhos em suas propriedades. Os agentes de saúde estão pedindo que a população redobre os cuidados no sentido de eliminar pontos de água parada, incluindo nos vasos de plantas, assim como a correta higiene dos potes destinados aos animais de estimação.

Os moradores estão sendo orientados a adotarem o uso de repelentes e a procurarem um serviço de saúde em caso de algum indício da doença. Nos contatos com os proprietários dos domicílios, os servidores da Saúde têm chamado a atenção para a importância da limpeza semanal dos pátios. “A higienização externa das residências, além de minuciosa, precisa ser frequente devido ao ciclo de vida do Aedes aegypti”. Dependendo do clima, leva entre sete e dez dias para que as larvas do mosquito se desenvolvam. Por isto a necessidade de evitar os focos de água parada periodicamente”, destaca o coordenador do DVS, Luís Carlos Adorne.

No Bairro Noêmia a ação das equipes, mais uma vez, esteve focada na averiguação de piscinas (de chão ou plásticas), caixas d’água e vasilhas alagadas. Houve pontos em que foi necessário o uso imediato de pastilhas para a higienização. Por via de regra, a pulverização de produto específico para extermínio do mosquito é feita pelas equipes do DVS à tardinha e noite, quando aumenta a circulação dos insetos. A campanha de combate à dengue é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com o apoio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil. O próximo mutirão contra a dengue acontece no Bairro Santo Antônio dia 21 de março, das 8h às 12h.

 

NÚMEROS DO NOÊMIA

Quarteirões percorridos – 16

Propriedades visitadas – 355

Propriedades vistoriadas – 223 (entraram e eliminaram os focos)

Propriedades fechadas – 132 (imóvel sem acesso)

Recusas de moradores – 06 (acessos não autorizados pelos moradores)

 

AGENDA DOS MUTIRÕES

8h às 12h

21/03 – Bairro Santo Antônio

04/04 – Bairro Santa Helena

11/04 – Bairro Noêmia

18/04 – Bairro Marina