Plano Municipal de Turismo: Sucesso de presença e participação

Com a participação de aproximadamente 80 pessoas, um recorde, de acordo com a equipe responsável pelo evento, ocorreu ontem, no Auditório do Sindilojas, o Workshop Sebrae/RS – Plano Municipal de Turismo (PMT) de Cachoeira do Sul. Resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) e o Sebrae/RS, entidade responsável pela execução do projeto.

O Workshop, que contou com a Turismóloga do município, Livia Lima, como facilitadora da construção da primeira etapa do Plano Municipal de Turismo, que possui perfil comunitário, ou seja, oferece espaço para todos os cidadãos interessados em somar a este planejamento. O PMT tem por objetivo traçar metas e ações, em caráter individual e coletivo, em prol do posicionamento do município como destino turístico e do desenvolvimento econômico, social e ambiental local e regional.

Dando início aos trabalhos, a prefeita Angela Schuh, deu as boas vindas aos participantes, agradecendo à comunidade cachoeirense e ao Sebrae pela oportunidade, que visou a mobilização efetiva e produtiva dos envolvidos com a construção do PMT. Aproveitando a oportunidade, presenteou Carlos Henrique Karsten, Técnico Gestor de projetos do Sebrae, com o livro “Bem-vindo a Cachoeira do Sul”, da Editora Gaúcha, que foi distribuído, ao longo de 2023, aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Esta primeira oficina contou com a apresentação do Diagnóstico do Ambiente Turístico (DAT), construído pelo consultor Maximilianus Andrey Pontes Pinent, por meio de pesquisas em redes sociais e plataformas digitais ligadas à atividade turística e visitas presenciais em empresas, empreendimentos e atrativos turísticos, dando um parâmetro de como o município hoje se apresenta como potencial destino turístico.

Posterior à apresentação do DAT, Pinent trabalhou junto ao público participante a construção do Plano de Ação do Ambiente Turístico, que fornecerá informações para a construção do Plano Municipal de Turismo.

O evento contou com o apoio do Sindilojas, que cedeu sua espetacular estrutura, bem como com a participação da Analista de Relacionamento com Cliente Pleno do Sebrae, Camila Ongaratto e de secretarias municipais, associações comerciais e industriais, conselhos municipais, associações de artesãos, entidades ligadas direta e indiretamente com a cadeia produtiva do turismo, representantes de instituições financeiras, imprensa, meio acadêmico e de outros órgãos.

Encerrando a visita do Sebrae ao município, a Fonte das Águas Dançantes Artibano Savi, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, se apresentou às 20h, dividindo com a plateia presente, toda a sua histórica magnitude e representatividade.

Converse com a Fandango