Estado deixa de fornecer 8 medicamentos para Farmácia do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde foi comunicada que, a partir do próximo dia 18 de janeiro, o Governo do Estado deixará de fornecer uma lista de oito medicamentos que até então vinham sendo repassados ao Município através do elenco de remédios dispensados em caráter especialConforme Resolução, a Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu que os itens em questão sejam incorporados ao componente básico da assistência farmacêutica, ou seja, passem a ser custeados pelos cofres municipais.

A alteração da política de abastecimento causou preocupação ao secretário municipal Paulo Gonçalves, tendo em vista o orçamento apertado da Saúde para o próximo exercício. “Já vínhamos com dificuldades para manter completo o estoque da relação de medicamentos essenciais, que são oferecidos pela farmácia básica do SUS, e agora esses itens deixam de ser ofertados pela Farmácia do Estado”, avalia Gonçalves, destacando que situação similar ocorreu no ano passado no que se refere ao fornecimento de fraldas. “Quando o Estado deixou de repassar os recursos para aquisição das fraldas, a SMS assumiu esta despesa até que os recursos escassearam”, explicou.

DEMANDA LOCAL

A Farmácia Básica do SUS, atenta ao prazo final de fornecimento da lista anunciada pelo Estado, apurou que pelo menos três destes itens são fornecidos regularmente aos pacientes da cidade – Lactulose xarope, Mesilato de Doxazosina e Finasterida. Para atender à demanda local somente com estes três remédios, a Administração Municipal precisará desembolsar cerca de R$ 57 mil ao longo de 2024. Tendo em vista a inexistência dos medicamentos em questão no estoque, o secretário Paulo Gonçalves orienta que os pacientes consultem seus médicos sobre a possibilidade de substituição por outros fármacos até que a SMS consiga encontrar alternativas para a continuidade da dispensação especial.

FORAM EXCLUÍDOS DO PROGRAMA DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS

– ÁCIDO FOLÍNICO (FOLINATO DE CÁLCIO) 15 MG COMPRIMIDO*

– DOXAZOSINA, MESILATO 2MG

– FINASTERIDA 5MG COMPRIMIDO

– HEPARINA SÓDICA 5.000UI/0,25ML SOLUÇÃO.INJETÁVEL SC

– LACTULOSE 667MG/ML XAROPE

– ONDANSETRONA, CLORIDRATO 4MG COMPRIMIDO

– PLANTAGO OVATA FORSK ENVELOPE PO DISPERSAO ORAL (envelope 5,85G)

– TIAMAZOL 10 MG COMPRIMIDO

Converse com a Fandango