Abertas 2 mil vagas gratuitas para cursos de capacitação profissional do Instituto Proa

Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos de capacitação on-line gratuita do Instituto Proa para jovens gaúchos. As 2 mil vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Proa. As aulas têm início em 11 de setembro.

No Estado, o Proa conta com a parceria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados.

A capacitação do Proa oferece um caminho para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. Segundo dados do Ministério da Economia, desde 2016, a taxa média histórica de desemprego passa de 20% entre brasileiros de 18 a 24 anos. É mais que o dobro da taxa geral, que, no primeiro trimestre de 2023, chegou a 8,8%. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de maio, revelou que 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil. O número representa a maioria, 55%, das pessoas que estão nessa situação no país.

A capacitação

Durante a capacitação de três meses e 100 horas, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

O Instituto Proa foi fundado por um grupo de empresários e tem o objetivo de impulsionar jovens com poucas oportunidades a construir suas carreiras no mercado de trabalho. A meta é capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Requisitos para inscrição: 

  • ter entre 17 e 22 anos;
  • morar no estado do Rio Grande do Sul;
  • estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
  • vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil.