Prefeitura e HCB entregam as primeiras árvores do projeto Raízes Vivas

Nesta semana, no saguão da maternidade do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, foi lançado o Projeto Raízes Vivas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o HCB tem o objetivo oferecer uma muda de árvore para cada criança que nascer no HCB. As primeiras contempladas são as bebês Kiara e Luana.

Plantar uma árvore é um dos meios mais eficientes de lutar contra o desequilíbrio e mudanças climáticas bruscas, além de ser uma ferramenta para amenizar os impactos ambientais adversos, e ainda incentiva a comunidade através de cada família para reflorestar a cidade. Com isso, todas elas melhoram sua qualidade de vida, garantindo às futuras gerações a possibilidade de respirar um ar puro e saudável.

O público-alvo do projeto são os pais e familiares dos recém-nascidos. Logo que a mãe interna para dar a luz, elas serão convidadas a aderir ao projeto. A seguir, os funcionários do HCB farão contato com a equipe de Educação Ambiental da SMMA, os quais darão todo suporte necessário e indicarão a planta adequada para o local indicado pela família. “Queremos envolver a comunidade numa atividade saudável e gratificante”, frisou o Secretário Municipal de Meio Ambiente Geraldo Fogliarini, pois cada vez que uma família é presenteada com a chegada de uma nova vida, uma nova planta poderá ser plantada em comemoração do nascimento.

 

Importante

A SMMA fará a doação das plantas, que já estão sendo cultivadas no Horto Municipal. A secretaria também fornecerá ao recém-nascido o certificado de participação no Projeto Raízes Vivas. A diretora de Meio Ambiente, Cristina Oliveira, enfatizou que a ideia do projeto é permitir uma ligação do bebê com a planta. “Muitas vezes a criança cresce, depois vai embora para outro Município ou até mesmo para outro Estado, mas com uma árvore plantada em sua homenagem, com uma ligação direta com a história do seu nascimento, as suas raízes estarão plantadas em Cachoeira do Sul.