Secretaria Municipal da Saúde licitará serviços de neuropediatra, fono e terapia ocupacional

O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró, reuniu-se esta semana com o Coordenador do Movimento do Orgulho Autista do Brasil – MOAB, de Cachoeira do Sul, Luciano Leal. A pauta foi buscar atendimento para várias demandas das pessoas com transtorno do espectro autista em Cachoeira do Sul.

Na reunião o coordenador explicou que o projeto do TEAcolhe, infelizmente não contemplará, em um primeiro momento, a neuropediatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional, necessários para estes pacientes. Sendo assim foi solicitado ao secretário a contratação destes profissionais, até mesmo para prestarem serviços no centro municipal de atendimento ao autista, que funcionará junto a futura sede do Teacolhe.


Figueiró explicou que as últimas tentativas de contratação de novos médicos foram infrutíferas, mas que existe a possibilidade de licitar uma empresa para prestar especificamente estes serviços. Sendo assim, solicitou ao setor de compras e contratos da SMS elaborar um projeto básico para contratar uma empresa prestadora de serviços de saúde, e iniciar processo licitatório que forneça estas especialidades. Marcelo o ainda explicou que, até o a licitação ficar concluída, estes profissionais poderão ser contratados via consórcio regional de saúde.


MOAB INSERIDA NO PROCESSO


Para finalizar, Figueiró solicitou que o Coordenador da MOAB acompanhe todo o processo licitatório, para dar celeridade aos trâmites, tendo em vista que ele também é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde. “Foi muito bom, mais uma vez, tratar o tema autismo. Acredito que, com a licitação de uma empresa especializada, conseguiremos atender provisoriamente esta demanda que tanto angustia os pais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Os autistas merecem este atendimento e faremos todos os esforços possíveis para que o serviço aconteça. Nossa gestão foi pioneira em fornecer a Identidade do Autista, também foi vitoriosa em conquistar o projeto TEAcolhe”, destaca o Secretário.

Atenciosamente,