Ação de Monitoramento de pacientes com Covid já realizou 5.350 visitas em Cachoeira

A Ação de monitoramento e fiscalização de pacientes suspeitos ou positivados e seus contactantes de Covid-19 já realizou 5.360 visitas e vem buscando aprimorar este serviço, inicialmente criado com o objetivo de monitorar o cumprimento do isolamento. A ação vem se demonstrando eficiente com relação ao contato com os pacientes, proporcionando uma melhor comunicação entre os isolados e os serviços da Prefeitura de Cachoeira do Sul, sejam eles de atendimento em Saúde, Defesa Civil, das Secretarias de Saúde de Trabalho e Ação Social e serviços de urgência e emergência.

Nesta semana, a Prefeitura de Cachoeira do Sul elaborou um informativo com as Orientações para o Isolamento Domiciliar, o qual está sendo entregue pelos agentes em suas visitas, aprimorando e qualificando informações como: sintomas e locais indicados para o atendimento; medidas de cuidados quanto ao isolamento e telefones para contato de Serviços. Entre eles estão o do Monitoramento COVID-19, Denúncias, Assistência Social, SAMU, Bombeiros, Defesa Civil e Brigada Militar.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, durante as visitas, os agentes de saúde e de endemias, em contato com os pacientes, identificaram casos que eles necessitavam de orientação clínica, as quais foram direcionados ao Centro de Combate a Covid-19 ou ao Centro de Atendimento da UPA. Outros casos, foi necessário o acionamento do Samu e em outros, o atendimento social de famílias em situação de vulnerabilidade, agravada em decorrência do isolamento social.

A ação adotou passou então a ter um caráter importante no que diz respeito ao cuidado e acolhimento do público-alvo, mantendo a proposta de fiscalização que é de extrema importância para quebrar a cadeia de contágio fundamental para redução dos casos positivos e internações decorrentes da Covid-19.