Prefeito José Otávio se reúne com HCB e decide que não irá realizar novas flexibilizações de atividades

Em reunião na tarde deste sábado, 15 de maio,  com a presença do Prefeito José Otávio Germano, do Procurador-Geral e Secretário Municipal de Governo, Hélio Garcia Jr, do Secretário Municipal de Saúde Marcelo Figueiró, da Procuradora Municipal Juliana Flores e do Superintendente do HCB, Luciano Morschel, para avaliar as medidas a serem adotadas em Cachoeira do Sul diante da situação de calamidade relativa à ocupação hospitalar – leitos UTI, com taxa atual de 185% (boletim das 14 horas), bem como do aumento da propagação do coronavírus, com 437 novos casos na última semana (registros de segunda a sexta), e, ainda, para análise quanto à nova legislação proposta pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi deliberado:
→ Neste momento, em decorrência da gravidade do cenário verificado em Cachoeira do Sul, o Município não realizará novas flexibilizações de atividades, mantendo o regramento de funcionamento das atividades no formato que atualmente está sendo praticado. Será emitido Decreto Municipal ainda durante o final de semana.
→ Será realizado contato com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Saúde para solicitar apoio e estudo técnico da situação da pandemia em Cachoeira do Sul, especialmente para verificar os motivos do aumento da propagação do vírus e eventual existência de casos oriundos de novas variantes.
→ Será reforçado, junto ao Governo do Estado, o pedido para que pacientes do HCB sejam transferidos, via regulação estadual de leitos, viabilizando assim redução da ocupação hospitalar.
As decisões foram tomadas de maneira conjunta entre o Município e o HCB e os dados da pandemia serão analisados diariamente para que se verifique a necessidade de adoção de medidas restritivas mais severas no decorrer da próxima semana.
Estamos em alerta máximo. Reforçamos à população a necessidade de respeito ao distanciamento, às medidas de higiene e redução de circulação de pessoas.
Converse com a Fandango