Saúde explica como deverá ser a fila da vacina para pessoas com comorbidades no RS

Após encerrada a vacinação de idosos no Brasil (pessoas acima de 60 anos), o próximo grupo a ser imunizado é chamado de pessoas com comorbidades. Conforme o Plano Estadual de Vacinaçao, que segue diretrizes federais, entra nesse grupo quem sofre de alguma das seguintes doenças: diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar crônica, renal, cardiovascular ou cerebrovascular, transplantados (órgãos sólidos), com doença falciforme, câncer e obesidade elevada.

Pessoas com HIV foram incluídas posteriormente pelo Ministério da Saúde nessa categoria e também serão atendidas.

Um detalhe importante foi trazido nesta terça-feira (13) pela secretaria estadual da Saúde, Arita Bergmann. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, ela explicou que o critério “idade” deverá nortear a aplicação das doses também entre os doentes crônicos. Sendo assim primeiro seriam vacinados doentes crônicos a partir dos 59 anos, depois 58 e assim por diante.

Ela lembra que pessoas com doenças crônicas acima dos 60 já foram contempladas na primeira etapa da imunização (idosos).

— Essa definição será feita pela câmara técnica (vinculada ao Ministério da Saúde). Se assim for confirmado, obedeceremos a uma escala decrescente. De 59 anos para baixo. Ou seja, todos que têm comorbidade e que não se vacinaram (na primeira fase) entrarão escalonados por faixa etária. Vai descendo, uma escala decrescente – explicou.

A decisão final cabe ao Ministério da Saúde, que informará a orientação aos Estados. Na prática, as unidades da federação já são responsáveis pela aplicação das vacinas.

 

 

fonte Gaúcha/ZH