Estado aguarda por novo lote de vacinas contra a Covid-19

O Rio Grande do Sul vive a expectativa de receber uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. O Instituto Butantan entregou um novo lote de 1,5 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde (MS), que será incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, posteriormente, encaminhado aos estados e municípios. Mantendo-se a divisão que tem sido utilizada pelo MS para a distribuição das doses, o Estado deve receber em torno de 290 mil vacinas.

Desde o início da produção e entrega dos imunizantes, em janeiro, o Butantan já repassou ao PNI 39,7 milhões de doses da CoronaVac. Conforme o primeiro acordo feito entre a instituição e o governo federal, está previsto o fornecimento de 46 milhões de doses até o fim de abril. Um segundo contrato prevê a entrega de mais 54 milhões de doses até agosto, totalizando 100 milhões.

Na semana passada, o instituto chegou a interromper sua produção em razão da falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), necessário para a formulação das vacinas. Contudo, o governo de São Paulo conseguiu adquirir mais dois lotes com 6 mil litros do produto, que serão suficientes para fabricar 10 milhões de doses até o fim do mês.