“Vamos priorizar vacina e testagem”, diz novo Secretário Saúde Marcelo Figueiró

O novo secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, definiu como principais diretrizes de seu comando à frente da pasta a busca pelo maior número possível de doses de vacina e testagem em massa da população de Cachoeira do Sul. A busca constante pela conscientização dos cachoeirenses pelo cumprimento dos protocolos de distanciamento social também faz parte de seu plano enquanto secretário da que é hoje considerada a secretaria mais nevrálgica da gestão do prefeito José Otávio Germano, muito em função da pandemia de covid-19.

Em entrevista ao programa Rádio Repórter da Rádio Fandango FM, Figueiró ressaltou que esteve reunido com a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cachoeira do Sul para tratar de ações voltadas à testagem trabalhadores e empresários do comércio. O presidente Luis Renato Herzog se colocou à disposição para colaborar com a Prefeitura junto ao empresariado na busca de alternativas que possam acelerar os testes nas empresas.

A ideia da SMS e da própria CDL é traçar um raio x da covid-19 no setor lojista de Cachoeira do Sul para que o comércio possa funcionar com maior segurança e, assim, se evitar novas medidas restritivas como as que estão em vigor atualmente pela bandeira preta do governo do Estado, que proibiu o funcionamento de estabelecimentos que trabalham com itens considerados não essenciais. “Em países onde houve testagem mais intensificada houve menor propagação da doença”, salientou.

VACINAÇÃO

Quanto a priorizar a vacinação, recentemente a Câmara de Vereadores aprovou projeto que permite à Prefeitura de Cachoeira do Sul a aderir a um consórcio regional que poderá destinar recursos para a compra de vacinas. A ideia é de que Cachoeira não fique unicamente na dependência do plano nacional de imunização e tenha condições legais de adquirir doses a partir do momento em que aumentar a escala de fabricação dos imunizantes.

TRATAMENTO PRECOCE

O secretário Marcelo Figueiró pretende ainda se reunir com médicos cachoeirenses que recomendam o tratamento precoce como medida de enfrentamento clínico contra a covid-19. Em carta aberta à população, 49 médicos das mais diferentes especialidades que atuam em Cachoeira do Sul posicionaram-se a favor da adoção de medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco e nitazoxanida, garantindo que o tratamento já resultou na recuperação de diversos pacientes que contraíram o coronavírus. Figueiró quer saber dos médicos como eles poderão ajudar a secretaria nas estratégias de contenção da doença no município a partir da adoção do tratamento precoce.

COMITÊ DE COMBATE À COVID-19

O governador Eduardo Leite deve liberar a partir da semana que vem a reabertura do comércio no Rio Grande do Sul. A cogestão dos protocolos de distanciamento do Estado com os municípios deverá ser retomada, o que deixará as prefeituras com maior autonomia para decidir sobre as medidas a serem adotadas de acordo com cada realidade local.

Também está na pauta estabelecida pelo secretário Marcelo Figueiró a criação de um Comitê de Combate à Covid-19 em Cachoeira do Sul. A ideia é reunir representantes de diferentes setores da sociedade na busca de soluções para o controle da disseminação da doença na cidade. O grupo servirá também para ajudar a Prefeitura na definição dos protocolos de distanciamento pelo sistema de cogestão com o governo do Estado, que deverá entrar em vigor já a partir da semana que vem.

 

Texto Milos Silveira Jornal O Correio