Prefeitura será parceira da RGE para instalação de aquecedores solares para 100 famílias

A Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal de Obras será parceria da RGE Sul, que está trazendo para o Município um projeto para instalação de aquecedores solares em 100 residências cachoeirenses com clientes de baixa renda. Serão beneficiadas famílias que tenham tarifa social de energia ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. As 100 famílias cachoeirenses já estão selecionadas. O investimento com os aquecedores totaliza cerca de R$ 530 mil.

O aquecedor solar contribuirá significativamente para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico, que consome em média 35% do valor pago na fatura. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluido que passa pelas placas solares. Cabe ao fluido absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, aquecendo a água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.

O secretário de Obras, Luciano Lara, recebeu nesta semana a representante da Publikimagem, Paula Gill, empresa terceirizada que será responsável pela instalação dos equipamentos. A previsão é que o material comece a chegar a partir de 8 de março. A Prefeitura de Cachoeira do Sul será parceira do projeto cedendo o local para guardar o material. O local escolhido foi o Ginásio Derli Steinmetz, local aprovado pela empresa terceirizada da RGE. Na parte externa serão alojados os postes e na parte interna, nas arquibancadas, o restante do material, forma definida para não danificar o piso do ginásio.

Segundo Lara, quando o prefeito José Otávio Germano ficou sabendo do que se tratava o projeto, aceitou no mesmo instante ser parceiro. “Este projeto trará um grande benefício para estas 100 famílias, que terão redução considerável em suas contas de luz e ajudaremos ainda a preservar o meio ambiente, gerando energia limpa. Ideias assim são prontamente apoiadas pelo nosso prefeito e podem sempre contar conosco”, frisou Lara.

Lâmpadas de LED para famílias cachoeirenses

Ainda dentro do Programa de Eficiência Energética, há clientes que serão beneficiados com a substituição de lâmpadas comuns por unidades com tecnologia LED. A distribuição de lâmpadas LED é outra ação que auxilia na redução do consumo de energia nas residências. Estes modelos são até 80% mais econômicos que as lâmpadas antigas e duram cerca de três vezes mais horas. Além de mais eficientes, duram mais e exigem menos manutenção. Nesta ação, a estimativa da RGE é distribuir 5.676 unidades às famílias de Cachoeira do Sul, com um investimento de R$ 480,8 mil.