UTI Neonatal do HCB comemorou 20 anos.

Em outubro deste ano, a UTI Neonatal do Hospital de Caridade e Beneficência comemorou 20 anos de serviços prestados a comunidade cachoeirense e de todos os 11 municípios que compõe a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A UTI Neonatal possui 10 leitos e trabalha com uma equipe multidisciplinar com: médicos plantonistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem, que com apoio e suporte das coordenações médicas e de enfermagem, prestam atendimento intensivo e especializado 24h por dia, 7 dias por semana. Também fazem parte da equipe fisioterapeutas, funcionários do lactário, laboratório, banco de sangue, Centro de Diagnóstico por Imagem, higienização, fonoaudiologia e psicologia.

Em 2018, através de recursos da Consulta Popular 2014/2015 (R$ 355.613,47), a unidade passou por uma grande reforma, adaptando o ambiente para receber e atender crianças tão sensíveis, minimizando os impactos do ambiente externo no seu desenvolvimento. “Controle de iluminação e de ruídos, bem como acomodação para os pais permanecerem 24h por dia acompanhando o tratamento do seu filho, fazem parte das medidas para redução do stress causado pelo nascimento antecipado e internação”, ressalta a enfermeira coordenadora da Materno Infantil do HCB, Elisiane Maciel.

Conheça as atividades desenvolvidas na UTI Neonatal:

– Método Canguru;

– Musicoterapia;

– Horário do Silêncio;

– Comemoração das datas festivas e o “mesversário”;

– Métodos para o alívio da dor como Banho de Ofurô e enrolamento;

– Projeto Cuidar: visa através de atividades como a confecção de um diário e participação ativa nos cuidados com o filho, suprir não só as necessidades fisiológicas, mas também cooperar para o desenvolvimento emocional de toda a família. Este projeto auxilia os pais no enfrentamento da internação e consequente separação do bebê.

 

História UTI Neonatal

        A UTI Neonatal do HCB de Cachoeira do Sul, foi fundada em outubro de 2000, com o objetivo de suprir a necessidade de atender as crianças gravemente enfermas do nosso município e região.

        No início, era denominada UTI Infantil, pois atendia crianças de 0 a 12 anos. Como o maior público de atendimento era de bebês prematuros, a partir de 2013, após análise da Secretaria de Saúde do estado, em conjunto com a administração do HCB, passou a ser UTI Neonatal, atendendo apenas pacientes neonatais (recém-nascidos até 28 dias de vida).

        Para a coordenadora ” a UTI Neonatal é uma grande vitória para a comunidade cachoeirense e região, pois ter uma UTI neonatal no município não significa que acabará a mortalidade infantil, mas sim oportunizará a estas crianças a chance de lutar pela vida em um ambiente especializado, trazendo esperança para as famílias que enfrentam esta jornada hospitalar”.

Novembro Roxo – Mês da Prematuridade

Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro: esse é o slogan do Novembro Roxo e do Dia Mundial da Prematuridade de 2020.