Câmeras já vigiam pedestres e veículos em Cachoeira

Está em funcionamento no 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Cachoeira do Sul, um Centro de Operações de  videomonitoramento da cidade. Nos monitores são registradas imagens captadas por 11 câmeras instaladas em pontos estratégicos, as quais mostram tudo o que acontece em tempo real na área central e periferia.

No mesmo sistema, que funciona 24h, a Brigada Militar também acompanha o registro do cercamento eletrônico, projeto do governo do estado que no município é constituído de três câmeras, mas só duas estão em atividade.

O videmonitoramento está em funcionando graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, José Otávio Germano, que agora foi eleito prefeito de Cachoeira do Sul. O valor licitado pela Prefeitura para a instalação do sistema foi de R$ 365.632,71. A sala onde estão os equipamentos foi adequada pela Secretaria de Obras com a doação de material através da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc).

O sistema facilita a ação dos órgãos de segurança da cidade. Em tempo real, os PMs podem, por exemplo, conferir placas de veículos e ampliar a cobertura das câmeras em até dois quilômetros. Desta forma, é possível monitorar ocorrências o que proporciona mais agilidade no policiamento ostensivo. Pelo cercamento eletrônico, as informações são específicas sobre veículos e, no caso de irregularidades, o sistema realiza o apontamento.

ATENÇÃO

De acordo com o subcomandante do Batalhão, capitão Douglas, a cobertura de ação dos órgãos de segurança está ampliada o que permite mais tranquilidade para a população. “No cercamento eletrônico pode ser conferida, por exemplo, situação de furto de veículos”, afirmou. Ele revelou que o videomonitoramento armazena informações e que é possível rever imagens registradas num período de até 30 dias.

Onde estão instaladas as câmeras:

– Entrada da cidade pelo Bairro Fátima – BR-153

– BR 153 (Trevo do Horbach) – Ainda não está em funcionamento, pois depende de autorização do Dnit

– KM Zero (entroncamento da Avenida dos Imigrantes com a ERS 403)

– Rótula do Trevo do Clube Comercial (BR 153)

– Entroncamento da Avenida dos Imigrantes/Avenida das Nações/Acesso da Granol/Capão Grande

– Rua 7 de Setembro (esquina com a Câmara de Vereadores)

– Curva da David Barcelos

– Entroncamento da Avenida Brasil/Júlio de Castilhos/Bento Gonçalves (5 Esquinas);

– Rua Saldanha Marinho (próximo ao Supermercado Imec);

– Avenida Brasil/Alarico Ribeiro (Hotel União)

– Rua Saldanha Marinho (Colégio Marista Roque).