Debate da Rádio Fandango: Faps, Corsan e Transporte Coletivo foram os principais assuntos

O debate realizado pela Rádio Fandango FM 102.5, na noite de quarta-feira (30), no auditório da Ulbra/Cachoeira, estabeleceu a largada da campanha política no município. Os sete candidatos à Prefeitura apresentaram suas propostas de governo, mas três temas mais chamaram atenção: a dívida histórica do Fundo de Pensão e Aposentadoria dos Servidores (Faps), saneamento básico e transporte coletivo. Ainda esteve em discussão saúde, atenção para as comunidades do interior, ensino superior, emprego e apoio aos setores do comércio, indústria e prestação de serviço.

Faps

A respeito do Faps, as perguntas entre candidatos focou na falta de uma ação para a dívida em torno do fundo. A possibilidade de inviabilizar a administração pública também foi reforçada.

Corsan

Outro ponto foi saneamento básico. O contrato com a Corsan acabou questionado e houve críticas ao desconhecimento de prazos envolvendo a relação entre a Prefeitura e a estatal. Em relação ao tema, houve lembrança sobre a necessidade de ampliar a rede de canalização na cidade.

Transporte coletivo

O serviço de transporte coletivo urbana foi alvo de discussão também. Com garantia que será sua primeira ação licitar a questão em Cachoeira do Sul, o candidato que figura na primeira colocação em pesquisas, José Otávio Germano e o autor do questionamento, Leandro Balardin, criticaram a ineficiência da atual gestão em agilizar o procedimento corretamente. Em resposta, o candidato que busca ser reeleito, Sérgio Ghignatti, revelou estar “nos calcanhares” da empresa, embora confidenciou o fracasso de seu governo em conseguir fazer uma licitação para o setor e omitir a falta de reposição nos valores para a sua manutenção.


Cada candidato compareceu com um assessor, no entanto, alguns levaram seus vices. Foi um debate sem plateia, mas com transmissão pela Yotube da CST Internet, Portal O Correio e Facebook da Rádio Fandango. Em alguns momentos, os ânimos se exaltaram, mas no geral os candidatos exaltaram a convivência e elogiaram a organização do evento. Assuntos importantes como Plano Diretor, Diário Eletrônico, Tratamento de Resíduos, Planta Genérica de Valores entre outros não foram debatidos.

ENTIDADES
Durante dois blocos, os candidatos responderam a questionamentos de entidades como da Cacisc, ensino superior (UFSM e Ulbra), Sindicato Rural, Sindicato dos Professores Municipais, Ucab, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Servidores Municipais.

Compareceram ao debate os candidatos:

– CLEBER CARDOSO – PODEMOS

– SERGIO GHIGNATTI – COLIGAÇÃO PL/REPUBLICANOS-COM A FORÇA DO POVO

– JOSÉ OTÁVIO – COLIGAÇÃO PP/PSD/PDT/MDB – CACHOEIRA, A MUDANÇA CHEGOU

– MARTA CAMINHA – PT

– CORONEL FRANCISCO- PSL

– LEANDRO BALARDIN- PSDB/PTB/PRTB/DEM – COLIGAÇÃO A MUDANÇA QUE VEM DO POVO

– GERCEÍ SILVEIRA-PSB