Cachoeira e cidades do Consórcio Vale do Jacuí poderão vender produtos de origem animal para o Brasil

O Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, o qual pertence Cachoeira do Sul e outros 11 municípios da região, é um dos 12 consórcios públicos selecionados para o projeto piloto de ampliação de mercado para produtos de origem animal coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Médicos veterinários das cidades que integram o consórcio estiveram reunidos em Cachoeira do Sul para dar andamento as ações necessárias para permitir que estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e indicados possam comercializar seus alimentos em todo o Brasil.

A proposta do projeto é ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país para buscar a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Podem participar do projeto agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados. Cachoeira do Sul tem 9 agroindústrias registradas. Três delas já possuem Susaf, que permite vender os seus produtos para outras cidades do Rio Grande do Sul. São elas: Ovos Brisch, Mel Cachoeira e Linguiças Tallowitz.

ENQUADRAMENTO – Para obter esta equivalência é necessário comprovar que o consórcio tem condições de avaliar a qualidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA, o que o Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí já conseguiu comprovar.

De acordo com a médica veterinária Carolina Martins Erhardt, que está acompanhando o projeto em Cachoeira do Sul através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a meta do grupo é nos próximos dias definir a legislação e iniciar os treinamentos oferecidos pelo MAPA. Se o trabalho seguir com um bom ritmo, a meta é ate o final deste ano estar enquadrado para receber o projeto. “Estamos nos preparando para ser um modelo deste projeto dentro do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí”, frisou Carolina.