22 pessoas participaram do 1º Encontro da revisão do Plano Diretor no Bairro Noêmia

A equipe responsável pela Revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul foi até a Escola Dinah Neri Pereira, no Bairro Noêmia, na noite da terça-feira (21), para realizar a primeira das cinco Leituras Comunitárias, como foram denominadas as reuniões em que a comunidade dá sua contribuição ao processo de revisão.

A abertura da reunião foi feita pela secretária municipal do Planejamento, Rosimeri Michels de Arreal, que destacou o envolvimento e o trabalho realizado até agora pela equipe técnica da Prefeitura e da UFSM e falou da importância desta revisão ser discutida com a comunidade. Na sequência, a arquiteta Cristine Coelho, umas das responsáveis pelo trabalho, falou sobre o cronograma que está sendo seguido pelo grupo, sobre o Plano vigente e sobre os próximos passos até a entrega da Revisão, que deve acontecer em dezembro.

A Leitura Comunitária foi conduzida pelo arquiteto Vinícius Ribeiro, representante da empresa contratada pela Prefeitura, através de processo licitatório, para realizar a divulgação e organização das cinco Leituras, além de duas audiências públicas. Os 22 participantes (não contabilizada a equipe de organização) foram convidados a falar sobre as expectativas a respeito da reunião e a explanar sobre “a cidade que temos” e “a cidade que queremos”. Todas as participações foram registradas em vídeo, através de uma parceria com o Poder Legislativo, e em uma ata. Ao fim das leituras comunitárias, as sugestões e demandas serão analisadas pela equipe técnica que deverá inserir as mesmas no documento que vai para apreciação da comunidade nas audiências públicas.

Em função da pandemia, a equipe organizadora está tendo o cuidado de manter as cadeiras dos recintos afastadas uma das outras, além de disponibilizar álcool em gel aos participantes e somente permitir a entrada de quem estiver usando máscara.

Agenda das Leituras Comunitárias

Dia 23 – Siprom (haverá transmissão ao vivo no facebook da Prefeitura)

dia 28 – Escola Maria Pacico

Dia 29 – Escola Alarico Ribeiro

Outras formas de participar

– Ligando para a Secretaria de Planejamento (51 3724-6034) ou indo pessoalmente até a Secretaria.

– Enviando e-mail para planodiretorcs@gmail.com;

– Acessando o Blog do Plano Diretor https://planodiretorcs.wixsite.com/revisao.