Para evitar surto de coronavírus, 8 moradores do Asilo estão internados no HCB

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul decidiu internar oito idosos no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para evitar um surto de covid-19 no Asilo Nossa Senhora Medianeira. A medida preventiva e extraordinária foi adotada pelo secretário da Saúde, Roger Gomes da Rosa, após reunião nesta sexta-feira com a direção do HCB.

Moradora do asilo, uma senhora de 81 anos testou positivo para coronavírus e outros oito idosos residentes na instituição apresentam sintomas gripais. Todos os residentes do Asilo e funcionários foram submetidos ao teste rápido nesta sexta-feira, em uma ação que mobilizou uma equipe da Secretaria da Saúde.

Todos os resultados foram negativos para coronavírus. Mesmo assim, foram coletadas secreções dos oito pacientes com sintomas para serem encaminhadas neste sábado para análise no Lacen, em Porto Alegre.

Os oito moradores do asilo estão internados na enfermaria para pacientes com covid-19 ou suspeita da doença no HCB. Eles ficarão separados para tentar evitar que a paciente contaminada transmita o vírus para os demais. Um morador do asilo que está com suspeita, ficará no lar, pois é um paciente acamado. Assim, a instituição afirma que poderá controlar o isolamento do mesmo.

A transferência dos moradores do asilo para o HCB ocorreu   sexta-feira à noite pelo Setor de Remoções da Secretaria Municipal da Saúde. Na próxima semana, o secretário Roger, juntamente da sua equipe da Vigilância Epidemiológica deverá se reunir com a direção do asilo para definir as conclusões dessa ação de saúde.

Converse com a Fandango