Prefeitura e UFSM trabalham em novas propostas para programa de eficiência energética

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria estão trabalhando na elaboração de novos projetos para substituição de lâmpadas por luminárias led e instalação de sistemas fotovoltaicos. As propostas concorrerão em um novo Edital de Chamada Pública de Projetos (CPP) da CPFL, grupo do qual pertence a RGE, concessionária responsável pela iluminação na cidade. No novo Edital, Cachoeira concorrerá nas tipologias “Poder Público” e “Iluminação Pública”.

Na categoria Poder Público, a proposta que está sendo construída contempla a substituição das lâmpadas fluorescentes das Escolas Municipais Getúlio Vargas, Baltazar de Bem e Dinah Neri Pereira por luminárias led tubular. Conforme levantamento feito pelo grupo responsável pela proposta, 547 lâmpadas deverão ser substituídas. A proposta quer englobar ainda a troca das lâmpadas (cerca de 52) de vapor metálico das quadras esportivas destas escolas por refletores de led e também a instalação de usinas fotovoltaicas nos colégios. O total de investimento desta proposta deverá ficar entre meio milhão e 1 milhão de reais.

Já na categoria Iluminação Pública, a proposta prevê o investimento de meio milhão a 1 milhão e 600 mil reais para a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias led. 776 pontos já foram mapeados. A escolha dos pontos leva em consideração questões técnicas, de forma que a proposta busca contemplar locais onde existam lâmpadas que consomem mais e que, se substituídas, dariam um impacto de eficiência energética maior. Essa consideração na escolha das ruas que serão contempladas é importante para que a proposta seja selecionada dentro do Edital. “Nas áreas centrais da cidade, temos a prevalência de lâmpadas de 150, 250, 400W, enquanto nos bairros a maioria é de 70W. Temos que levar em consideração essa informação para que nossa proposta seja mais competitiva, ou seja, atenda o propósito da eficiência energética que é o foco da CPFL neste Edital”, explica o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras, Guilherme Schmidt, um dos responsáveis pela confecção das propostas. Ele destaca ainda que, por estar em fase de elaboração, o documento pode ser alterado, conforme os estudos e análises forem avançando.

Além do engenheiro, trabalham no projeto o Prof. Dr. Dion Lenon Prediger Feil (UFSM), o Prof. Dr. Paulo Cesar Vargas Luz (UFSM), a Prof. Dra. Laura Lisiane Callai dos Santos (UFSM), o Prof. Dr. Celso Becker Tischer (UFSM), a Prof. Dra. Cristiane Cauduro Gastaldini (UFSM), o Prof. Dr. Maicon Jaderson Silveira Ramos (UFRGS) e Lucas Alvarez Nogueira (aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFSM e estagiário da Prefeitura). O grupo se reúne semanalmente, de forma remota, sempre às sextas-feiras.

Cronograma do Processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2020

– 28 de agosto: prazo final para submissão das propostas;

– 16 de outubro: primeira publicação dos resultados;

– 23 de outubro: prazo final para recursos;

– 11 de novembro: divulgação final das propostas selecionadas;

– 11 de dezembro: prazo para oficialização dos contratos com a CPFL.