Servidores da Saúde da Prefeitura de Cachoeira denunciam que receberam máscaras vencidas para trabalhar

Servidores da saúde de Cachoeira do Sul reclamaram na manhã desta quinta-feira (25) de que teriam recebido máscaras vencidas para trabalhar. Por meio de mensagens ao programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango FM, apresentado por Carlos Simonetti, os funcionários protestaram.

Além disso, informaram que a data de vencimento das máscaras era de 2013 o que chamou atenção na medida em que a Prefeitura dispõe de recursos para aplicação no combate à pandemia da Covid-19.

No final da manhã, também em entrevista para a Fandango FM,  o diretor da Secretaria da Saúde, Diogo Morais, disse reconhecer que houve um equívoco com relação às máscaras, no entanto, afirmou que se o material estivesse em boas condições poderia ser utilizado pelos servidores. “Diante do contexto, vamos substituir as máscaras”, salientou.

O diretor também observou que a própria Anvisa orienta o uso de máscaras por período maior que o indicado pelo fabricante, já que muitos desses produtos têm indicação de descarte a cada uso.

As máscaras distribuídas aos servidores fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPI), conforme orientação da Anvisa. Trata-se da máscara N95 recomendada aos profissionais de saúde.