Governo federal autoriza reajuste de 5,21% nos preços dos medicamentos

O governo federal autorizou,  reajuste de 5,21% no preço dos medicamentos ainda neste ano. A partir da decisão, empresas farmacêuticas já têm aval para aumentar o valor dos produtos.

Anualmente, durante o mês de março, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) define percentuais de reajuste que passam a valer a partir de abril.Em razão da pandemia de coronvirus no país, o governo e a indústria fizeram acordo para adiar a correção pelo período de 60 dias.

“As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços (…) em 31 de maio de 2020, nos termos desta resolução”, diz o ato.

Pela resolução da CMED, o reajuste máximo permitido para este ano será aplicado em três faixas, de 5,21%, 4,22% e 3,23%, a depender do tipo de medicamento.

O teto do aumento autorizado para 2020 é superior ao do ano passado, que foi de 4,33%, e ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  em 11 de março de 2020, que acumulou 4,01% no período entre março de 2019 e fevereiro de 2020.

 

 

 

Fonte Gaúcha?ZH

Converse com a Fandango