Estado já tem 35 casos confirmados de sarampo

O Rio Grande do Sul chegou a 35 casos confirmados de sarampo desde o início do ano. Os quatro novos infectados são de uma mesma família residente em Esteio.

Contraíram sarampo um bebê, de oito meses, e três jovens, de 17, 18 e 19 anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), que divulgou o novo boletim epidemiológico , a situação é interpretada como um surto familiar.

Conforme a SES, 90% das confirmações são de moradores da Região Metropolitana.  Lidera a lista o município de São Leopoldo,  com oito casos confirmados neste ano. Se levado em conta os números do ano passado, Gravataí é a cidade com maior acumulado de casos, chegando a 39 infectados.

A Secretaria da Saúde ainda destaca que, de todos os casos confirmados, 80% são de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina com o componente sarampo para a população de seis meses a 59 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para todos profissionais de saúde, independente da faixa etária.

 

Cidades com casos confirmados de sarampo no RS desde 2019

Alvorada
Bento Gonçalves
Cachoeirinha
Canoas
Carazinho
Carlos Gomes
Dois Irmãos
Esteio
Gravataí
Ijuí
Lagoa Vermelha
Porto Alegre
Santo Antônio da Patrulha
São Leopoldo
Sapucaia do Sul
Tramandaí
Trindade do Sul
Viamão

 

fonte Gaúcha/ZH