Semana começa com frio e tempo seco, mas a partir de quinta-feira chuva retorna ao Estado

Uma nova massa de ar polar derrubou a temperatura nesta segunda-feira (1º), com mínima de 0,4°C em Quaraí.

Após a primeira metade da semana com tempo seco e temperatura baixa, a formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul. O acumulado oscila entre 30mm e 50mm na Metade Sul e passa dos 70mm na Metade Norte do Estado.

No fim de semana, a chuva enfraquecerá, mas um novo episódio de precipitação acontecerá a partir da terça-feira (9) da próxima semana. Isto mostra mudança do padrão atmosférico no Rio Grande do Sul. Até então, tínhamos fortes frentes frias, mas que avançavam rapidamente pelo Estado, dando lugar a massas de ar frio que ficavam uma semana sobre o RS. Agora, percebe-se chuva mais persistente e poucos dias de tempo seco entre os episódios.

Região Central

A partir da noite da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (45km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 40mm ou 25% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com aproximadamente 5°C na região.