STAS atualiza cadastro único da comunidade quilombola do Cambará

A Secretaria do Trabalho e Ação Social, STAS, através da Equipe Volante e Coordenação do Cadastro Único fez nesta semana, um mutirão de inscrições e atualizações no Cadastro Único junto a comunidade quilombola Cambará, na localidade de Dorasnal, interior do município de Cachoeira do Sul.

A atividade direcionada a Comunidade Quilombola foi realizada através de mobilização junto a EMATER e COMPPPIR, tendo em vista que a EMATER foi contatada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, para receber e destinar ajuda de alimentação através do fornecimento de cestas básicas para famílias quilombolas que precisam ter o Número de Inscrição Social (NIS), em situação regular como quilombolas para o recebimento do auxílio.

Durante o dia foram realizados 58 cadastros. A ação foi realizada seguindo as recomendações de saúde quanto ao distanciamento social e etiqueta respiratória. A EMATER fez a distribuição de máscaras à comunidade e a STAS montou guichês de atendimento ao ar livre.

A decisão de realizar este mutirão levou em conta a necessidade de não deixar estas famílias sem o recebimento do auxílio. Além disso, levamos em conta que estas famílias teriam que se deslocar até o CRAS, na cidade, gerando maior fluxo nos serviços, além do transporte dos usuários”, explicou o Secretário da STAS, Edson das Neves Júnior.