Meteorologia prevê chuva para o Estado a partir de quinta-feira

Atualmente, o Estado vive um período de tempo seco e grande amplitude térmica. A segunda-feira (18) amanheceu com mínima de 9°C em Alegrete, 8°C em Dom Pedrito e 7°C em Quaraí.  A umidade relativa mínima chegou a apenas 23% em Passo Fundo. O tempo seco favorece a instalação das culturas e pastagens de inverno para aqueles que receberam chuva forte.

Tempo seco e temperatura em elevação até a quarta-feira (20). A partir da madrugada da quinta-feira (21), o tempo muda pela passagem de uma frente fria. Alerta-se para tempestades em todo o Estado, com rajadas de vento acima dos 60km/h, muitas trovoadas e eventual queda de granizo. A chuva mais intensa acontecerá entre quinta (21) e sexta-feira (22), mas há previsão de chuva no Rio Grande do Sul até pelo menos o domingo (24).

De acordo com o COSMO-INMET, modelo numérico de previsão do tempo que melhor tem identificado os acumulados de chuva, a precipitação será mais elevada sobre a Lagoa dos Patos, Região Central, Noroeste e parte da Planície Costeira Externa, com pelo menos 80mm. Na Zona Sul, estima-se algo entre 20mm e 50mm.

Além da chuva, há previsão de declínio acentuado da temperatura, mas o risco de geada será baixo por conta da chuva. Neste domingo, simulações até indicaram chance de chuva congelada nas áreas elevadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para o próximo sábado (23), mas atualizações dessa segunda-feira diminuíram a possibilidade.

Na primeira metade da próxima semana, retornará o tempo seco. A próxima chuva acontecerá a partir da quinta (28) ou sexta-feira (29) da semana que vem no Rio Grande do Sul.

Central

Tempo seco, ensolarado e com grande amplitude térmica. A partir da quinta-feira (21), a passagem de uma frente fria causa tempestades com rajadas de vento acima dos 60km/h, muitas trovoadas e eventual queda de granizo. O acumulado projetado varia entre 50mm e 80mm. A temperatura mínima chegará aos 7°C na madrugada do próximo domingo (24).

Converse com a Fandango