FETAG critica decisão da Justiça de fechar frigoríficos em Lajeado e Passo Fundo sem critérios técnicos

A FETAG-RS vem a público manifestar sua preocupação com as ordens judiciais que determinaram o fechamento de unidades frigoríficas de Lajeado e Passo Fundo.

A federação entende que toda e qualquer ação que seja tomada no momento em que o país enfrenta uma pandemia sem precedentes, deve levar em consideração todo o cenário que será criado.

Entendemos que cautela e bom senso são fundamentais, não apenas em virtude do Coronavírus, mas considerando também a grave situação dos produtores gaúchos causada pela estiagem. Os dois fatores somados estão colocando em risco toda a atividade agropecuária do nosso Estado.

Para complicar ainda mais a situação, ordens judiciais fecham unidades frigoríficas no nosso Estado. Vale lembrar que, por traz disso, existe um produtor que investiu em sua criação, teve despesas, tem compromissos a honrar e que agora vê uma porta se fechando. Ainda, é preciso considerar o consumidor que poderá enfrentar a falta de carnes de aves e de suínos.

Pedimos para que as autoridades tenham bom senso e que busquem as entidades representativas do setor para debater medidas que criem alternativas para que os frigoríficos voltem ao seu funcionamento o mais breve possível, obviamente que respeitando todas as exigências sanitárias e de bem estar animal existentes. A reabertura das unidades é urgente. Também se faz necessário que os governantes tenham consciência de que o setor primário é fundamental para a economia. Caso não exista apoio e compreensão das autoridades, o setor poderá se encaminhar para o colapso, que é tudo o que não necessitamos agora.

A agricultura e a pecuária sustentam nosso país, mas não conseguirão segurar a economia se os poderes não estiverem dando o suporte necessário ao setor.

A FETAG-RS está atenta em busca do equilíbrio e para que possamos voltar a normalidade o mais breve possível. Defendemos a vida em primeiro lugar, mas só há vida com alimentos.

Sendo assim, pedimos que as decisões tomadas sejam baseadas em decisões técnicas e que levem em consideração todos os contextos da cadeia.