População de rua em Cachoeira, será acolhida no Ginásio Derlizão

A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social com apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, irá executar  ações de abordagem social a população em situação de rua. A ação foi realizada por diferentes equipes nos turnos da manhã, tarde e noite com o objetivo de intensificar a prevenção ao COVID-19 e a outras doenças que podem se agravar com a chegada do frio.

As equipes da STAS, CREAS e Defesa Civil realizaram abordagens a população em situação de rua nas praças, principais ruas e avenidas, bem como em locais públicos e privados que habitualmente são utilizadas como abrigo pela população em situação de rua.

A ação preventiva ao Covid-19 também é uma ação mitigatória aos danos causados pelo frio a população de rua bem como a outros riscos sociais. Para o atendimento a população, a STAS e a Defesa Civil providenciaram um Abrigo Provisório junto ao Ginásio Municipal Derli Steinmetz, permitindo um espaço ampliado com separação entre homens e mulheres e local para isolamento de algum paciente com sintomas gripais. Nesta primeira noite, 7 pessoas já usaram as acomodações.

O abrigo conta com serviço 24 horas dividido entre as Secretarias de Trabalho e Ação Social e Saúde onde será fornecido alimentação a população. O acesso ocorre entre as 19h30min e 21h não sendo permitido acesso após este horário. Todos serão avaliados quanto a sintomas gripais; uma vez que o cidadão ingressar neste espaço ele não poderá evadir para posterior retorno tendo em vista a garantia de segurança dos demais.

Converse com a Fandango