Corpo de Bombeiros inicia curso de formação e Polícia Civil retoma aulas presenciais dia 4 de maio

Em cumprimento à programação para reposição planejada de efetivos das vinculadas da Secretaria Segurança Pública (SSP), duas instituições darão sequência aos seus cursos de formação na segunda-feira (4/5). Na Polícia Civil, 324 candidatos aos cargos de delegado, escrivão e inspetor retomam as aulas presenciais que foram suspensas em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. No Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), que havia adiado o chamamento inicialmente previsto para março, terá início a instrução para 80 novos soldados.

O governador Eduardo Leite autorizou no dia 16 de abril o seguimento das etapas de concursos paralisadas pela decretação do estado de calamidade pública desde 19 de março. A decisão leva em conta a responsabilidade em manter plenas condições para os serviços essenciais da Segurança Pública, dando continuidade à reposição programada de efetivo conforme o cronograma anunciado em novembro de 2019. O calendário de chamamento prevê a inserção de 4.459 servidores da SSP e da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) até 2022. O chamamento realizado em etapas evita a ocorrência de defasagens pelas aposentadorias.

Como parte das precauções adotadas para preservar a saúde de todos os instrutores e candidatos, os novos alunos soldados do CBMRS que entregaram na quinta-feira (30/4) a documentação final para início do curso de formação também receberam vacina contra Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B). Para o procedimento de inclusão, cada candidato ganhou um kit com máscara, luva e álcool gel, e foram formadas filas para o atendimento, respeitando a distancia de dois metros entre cada pessoa. Durante as aulas, cada turma terá, no máximo, 30 pessoas, respeitando o limite estabelecido pelo decreto de calamidade pública estadual.

O mesmo critério será observado para a retomada das aulas presenciais dos candidatos aos cargos de delegado (55), inspetor (134) e escrivães (135) da Polícia Civil, que começaram o curso de formação no início de março e, após o decreto de calamidade, deram continuidade a seis disciplinas teóricas por meio da modalidade de ensino à distância (EAD). Agora, os candidatos retornam às aulas na Academia da Polícia Civil, na capital, para realizar as atividades práticas e as disciplinas que não puderam ser ministradas em EAD por envolver sistema e conteúdo sigiloso.

Nas duas instituições, serão postergadas para o período final dos cursos as atividades que envolvam maior contato físico, como a disciplina de defesa pessoal, por exemplo. A expectativa é que os novos soldados do CBMRS e os delegados e agentes da Polícia Civil estejam formados até o final do ano.

Novos chamamentos a caminho

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), que em março anunciou a continuidade do concurso após solucionar pendências judiciais pelas quais a seleção estava suspensa, trabalha para publicar nas próximas semanas o edital de preenchimento de 95 vagas de perito criminal, técnico em perícias e perito médico-legista. Inicialmente, o chamamento foi previsto para ocorrer ainda em abril, mas as restrições pela pandemia da Covid-19 impuseram o adiamento.

Na Brigada Militar, foi publicado na quinta-feira (30/4) o edital de convocação para exame de saúde de 480 candidatos da seleção de oficiais de saúde temporários, também suspensa em razão da pandemia. Os candidatos deverão comparecer no Centro Clínico do Hospital da Brigada Militar (Rua Doutor Castro de Menezes, 245, bairro Vila Assunção – Porto Alegre) entre 25 e 26 de maio, no horário indicado no cronograma do edital. Todos devem chegar ao local com uma hora de antecedência, portando documento de identidade com foto, além dos exames e laudos relacionados nos itens 6.2.1.4.1 e 6.2.1.4.2 do edital de abertura da seleção, trajando sunga, se do sexo masculino, ou biquíni, se do sexo feminino.

Ainda na BM, estão em andamento as últimas etapas para o ingresso de 860 novos soldados. No dia 17 de abril, foi publicado edital convocando 799 candidatos aptos para a sindicância de vida pregressa, que ocorrerá entre 11 e 14 de maio, no Ginásio da Academia de Polícia Militar (APM) – Av. Cel. Aparício Borges, 2.001, bairro Partenon, Porto Alegre. Essa é a última fase antes da nomeação e início do curso de formação.

Em 20 de abril, foi publicado outro chamamento de 61 candidatos – completando as 860 vagas – para realização de junta de avaliação médica, que ocorrerá no mesmo local, na manhã de 12 de maio. Os aprovados passam à etapa final de sindicância da vida pregressa, para a qual haverá nova convocação.

Também devem ser publicados em breve os editais para continuidade no ingresso de 70 aprovados ao cargo de capitão na BM e de 25 para o mesmo posto no CBMRS, que estavam previstos para março, mas acabaram suspensos em razão da pandemia.