Brasil confirma 4.075 casos e 263 mortes por COVID-19 em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (4) uma nova atualização do panorama da COVID-19 no Brasil. Segundo a pasta, foram confirmadas 263 mortes e 4.075 casos da doença nas últimas 24 horas.

Os números desta atualização são os menores registrados desde a segunda-feira da semana passada, dia 27, quando foram registrados 4.613 casos. Ao todo, o Brasil contabiliza 105.222 casos e 7.288 mortes.

Metodologia

Os números divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde refletem os casos registrados nas 24 horas anteriores pelas secretarias estaduais de Saúde, independentemente da data em que tenham ocorrido. Estimativas recentes mostraram que mortes chegam a levar mais de um mês para serem inseridas.

Oscilações nos números também são influenciadas por outros dois fatores: a capacidade de testagem e a própria rotina de trabalho das secretarias. De acordo com a pasta, os números podem ser influenciados pela resolução concentrada de diagnósticos e por feriados e finais de semana, que influenciam a equipe disponível para que as secretarias processem as informações.