Prazo para inscrição no Bolsa Juventude Rural termina dia 30 de abril

Até o dia 30 de abril, jovens moradores de zonas rurais do Rio Grande do Sul podem se inscreve para uma das 471 bolsas de estudo concedidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Pelo Programa, os jovens inscritos recebem auxílio de R$ 200 mensais, pagos por um período de dez meses.

Para saber mais informações, documentação necessária, compromissos e benefícios do programa, interessados devem entrar em contato com a Emater/RS-Ascar – conveniada à Seapdr.

Para participar, o jovem precisa atender a requisitos como estar matriculado no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições sem fins lucrativos e de caráter comunitário, ter entre 15 e 29 anos, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e ter baixa renda bruta familiar.

Neste ano serão concedidas 471 bolsas, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do ensino médio. Como novidade, o programa está exigindo o envio de um pré-projeto, junto à documentação mínima determinada pela lei. Esse pré-projeto deverá servir de base para a elaboração do projeto produtivo, que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da Bolsa.

A Emater/RS-Ascar atua na divulgação, orientação para as inscrições e auxilia na elaboração do projeto produtivo e na execução do Programa.