Secretaria de Saúde esclarece, o porquê do Pavilhão da São José e não o Hospital da Liga

Para evitar rumores a respeito de uma possível instalação do Hospital de Retaguarda, também chamado de Hospital de Campanha, na sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conhecido como “Hospital da Liga”, ao invés do pavilhão da Igreja São José, local que já ficou definido para receber esta retaguarda de segurança, que será construída durante esse período que vivemos em relação pandemia do COVID-19, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece:

– O Hospital de Retaguarda será uma instalação temporária, com divisórias, instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto e colocação de um piso impermeável para proteger o piso que já existe no local. Enfim, tudo será retirado do local, já definido, após superarmos essa crise causada pela pandemia e, o salão da Igreja São José, será liberado e voltará a ter suas atividades.

– O “Hospital da Liga” não se enquadra nos requisitos técnicos e de logística necessários para uma estrutura móvel como essa.

– Atualmente, quase todas as instalações do “Hospital da Liga”, sede da Secretaria da Saúde, estão ocupadas. O prédio não possuiu espaço disponível, nem adequado para receber o tipo de estrutura necessária neste momento.

– A previsão é colocar no local 14 leitos individuais, 39 leitos de enfermaria e 5 poltronas, somando 58 acomodações.

– Dentro dos critérios escolhidos pelo HCB, para definir o local dessa estrutura móvel, estão o acesso facilitado para a população, a necessidade de existir várias entradas, facilitando a logística para funcionários, mercadorias, acesso a central de triagem e ao próprio Hospital de Retaguarda.

– Existe a necessidade de ser um espaço aberto e amplo para montagem de leitos individuais e coletivos, acesso aos banheiros, estrutura conservada e de fácil higienização, logística para instalação hidráulica das pias dos pacientes e dos postos de enfermagem e térreo dispensando elevador para macas.

– Com exceção do salão da Igreja São José, todos os demais locais visitados pela equipe técnica do HCB, que é quem tem qualificação para definir o melhor local para a instalação do Hospital de Retaguarda, foram descartados, por não atenderem a esses requisitos básicos, mas indispensáveis para garantir o atendimento da população de forma segura.