Cachoeira tem 40 pessoas com síndrome gripal acompanhadas por central de monitoramento

A Secretaria Municipal da Saúde abriu uma Central de Monitoramento à Distância para acompanhar o estado clínico dos pacientes com síndrome gripal que procuraram atendimento através do serviço de triagem, montado junto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os pacientes com sintomas gripais, mas que não necessitam de internação hospitalar, são orientados a ficarem em isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas. O próprio médico, ao fazer atendimento ao paciente, informa via sistema integrado se existe ou não a necessidade de monitoramento daquele caso.
O monitoramento é realizado a cada 48 horas, através de contato telefônico. Até as 12h desta terça-feira, 40 pacientes estavam em monitoramento, que está sendo feito por 4 dentistas e uma auxiliar de saúde bucal. Duas bases telefônicas foram disponibilizadas para este serviço, podendo ser ampliadas para até seis bases, conforme necessidade.
De acordo com o administrador, Simon Boustany, que atua na Secretaria da Saúde, o acompanhamento é uma orientação do Ministério da Saúde. “Caso haja piora do paciente em tratamento domiciliar ou o desenvolvimento de sintomas graves o profissional que atua no monitoramento orienta outros níveis de cuidado, como o retorno a central de triagem”, explica ele.