Vereadores destinam emendas impositivas e orçamento da Câmara parao combate ao coronavírus

O prefeito Sergio Ghignatti chamou os vereadores de Cachoeira do Sul para uma reunião, na manhã desta sexta-feira, e fez um apelo para que todos destinem suas emendas impositivas que devem ser usadas na saúde – cerca de 80 mil reais cada vereador – para ações de combate ao coronavírus. A outra metade das emendas, por questões legais, deve ser investida em outras áreas.

Presentes na reunião, o presidente da Câmara – vereador Azevedo da Susepe e os vereadores Pedro Jarrão, Itamar Luz, Igor Noronha, Jorginho Fialho, Marcelo Figueiró e Telda Assis se mostraram favoráveis a destinarem suas emendas à compra de respiradores para o HCB e também à contratação de médicos para a atenção básica. O vereador Jeremias Madeira foi o primeiro a se manifestar favorável, em encontro com o prefeito Ghignatti nesta semana. O presidente do Legislativo Municipal disse acreditar que os demais integrantes da Câmara seguirão a decisão dos vereadores presentes na reunião.

Durante a reunião o presidente também declarou que devolverá já na segunda-feira (23) parte do orçamento da Câmara que será economizado com a suspensão da pintura do prédio legislativo e outras ações de contenção de gastos para que sejam contratados médicos e outros profissionais de saúde para a atenção básica. O objetivo da Secretaria de Saúde é comprar 27 respiradores – que tem custo unitário de 50 mil reais – para aumentar a capacidade do HCB. Os respiradores em questão podem ser usados por adultos e crianças, além de contratar 4 médicos e outros profissionais de saúde.

,