Falta de água potável atinge localidades do interior de Cachoeira

A falta de chuva castiga as comunidades do interior e a cada dia novos pedidos de abastecimento são feitos na Secretaria da Agricultura de Cachoeira do Sul. Ao todo, pelo levantamento correspondente a fevereiro, por exemplo, foram 12 localidades abastecidas num total de 308 pessoas. O caso mais grave e, onde estão sendo perfurados dois poços artesianos, é a Vila Vargas, localizada às margens da BR-290 onde residem 180 famílias.

Diariamente um caminhão pipa da Prefeitura percorre o interior, mas na Vila Vargas o abastecimento é diário com a ajuda do Exército, conforme o diretor geral da Secretaria da Agricultura, Diego Cruz. Ele informou que diariamente a pasta é contatada, mas para receber a água que é exclusiva para o consumo pessoal, é preciso efetuar uma inscrição para ingressar nos roteiros. “A água potável é buscada na Corsan e distribuída para os reservatórios das localidades”, afirmou.

A Vila Vargas, em janeiro recebeu 18 entregas de água, sendo dez pela Prefeitura e oito pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate. Em fevereiro, foram 54 abastecimentos, 42 pela Prefeitura e 12 pelo caminhão do Batalhão. “Demos uma atenção maior para Vila Vargas em função da situação das famílias”, justificou Diego Cruz.

ÁGUA NO INTERIOR EM JANEIRO E FEVEREIRO

JANEIRO    

– 54 entregas

– 362.500 litros

– 107 pessoas atendidas

– Localidades: Barragem do Capané, Boa Vista, Cerro dos Peixotos, Granjinha, Lomba Grande, Piquiri, Porteira Sete, Praia Nova, Sul Pinos e Vila Vargas.

– Das 54 entregas, 18 delas foram feitas na Vila Vargas

FEVEREIRO      

– 99 entregas

– 713200 litros

– 308 pessoas atendidas

– Localidades: Boa Vista, Capão do Valo, Cerro dos Peixotos, Cordilheira, Corredor da Costa, Enforcados, Estrada do Chimarrão, Granjinha, Lomba Grande, Mineração, Passo D’Areia, Praia Nova e Vila Vargas

– Das 99 entregas, 54 foram realizadas na Vila Vargas, sendo 42 pela Prefeitura e 12 pelo 3º Batalhão

TOTAL DE ENTREGAS JANEIRO/FEVEREIRO – 153

TOTAL DE LITROS – 1.075.700