Nova Onda de calor chega ao Estado a partir deste final de semana

Quem mora no Rio Grande do Sul deve se preparar para temperatura acima dos 30°C nos próximos dias. Conforme a Somar Meteorologia, uma onda de calor instala-se no Estado a partir de sábado (7) e só tende a deixar o Rio Grande do Sul no próximo dia 15.

— Uma massa de ar seco inibe a formação da nebulosidade no Estado. Além dela, começam a chegar ventos mais quentes vindos da Argentina e do norte do Brasil — explica Fabiane Casamento, meteorologista da Somar.

No domingo (8), o calor torna-se mais homogêneo, sendo sentido em todo o Estado.

O final de semana com temperatura mais quente serve apenas como um aperitivo do que está por vir. Conforme a Somar, o pico do calorão tende a ocorrer entre segunda e terça-feira. Na segunda, a média no Estado pode ficar em torno de 35°C.

O destaque será na terça, quando o calorão deve se concentrar, principalmente, nas regiões Central, Campanha e Missões. Em Santa Rosa, deve fazer 37°C. Em Alegrete, 36°C. São Gabriel, segundo a Somar, deve registrar uma das temperaturas mais altas do ano: 38°C.

Massa de ar seco irá favorecer a queda da umidade. Com exceção da Região Metropolitana e Norte, onde a taxa tende a ficar entre 20% e 30%, o restante do Rio Grande do Sul enfrentará taxas de umidade entre 15 e 20%. O ideal é que fique em 60%.

 

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH