SMEd inaugura Espaço Maker na UAB

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou na tarde desta quinta-feira, o  Espaço Maker, na UAB. A abordagem maker – “mão na massa” – é uma nova forma de utilizar a tecnologia na sala de aula, além de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o protagonismo do estudante. O Referencial Curricular Municipal de Cachoeira do Sul, recentemente lançado, traz a cultura digital, como uma das competências a serem desenvolvidas na educação básica. 

A Diretora de Educação da SMEd, Carla Zinn, ressalta que “o Espaço Maker é um novo espaço de formação de professores, no qual a aprendizagem ocorre por meio da experimentação”. As metodologias inovadoras que fazem parte da proposta de formação no espaço que é totalmente diferenciado e não lembra uma sala de aula convencional, possibilitam o desenvolvimento de competências digitais, vivências de metodologias ativas e o uso de tecnologias. 

O mobiliário é flexível e coletivo permitindo várias configurações. A sala está organizada em blocos e cada um possibilita uma experiência com diferentes tecnologias, tais como: computadores, robótica e eletrônica, superfícies para escrita e ferramentas de espaço maker. 

A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, comemora o apoio da Iniciativa BNDES Educação Conectada que possibilitou este importante movimento no sistema de ensino, ´por meio do Projeto Educação Gaúcha Conectada. Os Kits de robótica, equipamentos e ferramentas estão sendo adquiridos, por meio do projeto.