A partir de segunda-feira, chuvas devem ser mais expressivas no Estado

Elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater e Irga, o quinto relatório referente à estiagem no Rio Grande do Sul apresenta a situação das culturas de verão e a previsão do tempo para a próxima semana. Conforme o relatório, nos próximos sete dias poderão ocorrer chuvas expressivas na maior parte do Estado. Entre a quinta-feira (13) e o domingo (16), o tempo seco e quente vai predominar, com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, em grande parte do Estado.

Na segunda-feira (17), a aproximação de uma frente fria vai provocar chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Fronteira Oeste e Campanha. Na terça (18), a presença da frente fria manterá a nebulosidade e a chuva em todo Estado, com risco de temporais em todas as regiões. Na quarta-feira (19), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e garantirá o tempo firme, com temperaturas amenas em todo território gaúcho.

Os valores previstos de precipitação deverão oscilar entre 30 e 50 mm na Zona Sul, Litoral, Região Metropolitana, Serra do Nordeste e no Planalto. No restante do Estado são esperados totais entre 50 e 80 mm, e que poderão superar 100 mm na Fronteira Oeste.