Mesa Brasil Sesc já distribuiu mais de 860 toneladas de alimentos no Estado em 2019

Combater o desperdício de alimentos e levar nutrição a pessoas em situação de vulnerabilidade social é o objetivo do Programa Mesa Brasil. Só em 2019, o Sesc/RS já distribuiu mais de 861 toneladas de alimentos a 579 entidades assistenciais cadastradas no programa e, com isso, beneficiou cerca de 74 mil pessoas.

Quanto mais doadores se engajarem no combate ao desperdício, mais pessoas podem receber uma alimentação variada e nutritiva. Atualmente, o programa conta com 179 parceiros doadores sistemáticos, entre centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias, indústrias e outros que possuam alimentos excedentes ou sem valor comercial, mas próprios para o consumo humano. Além da logística dos alimentos, as equipes do Mesa Brasil realizaram 446 ações educativas sobre o tema. Ao todo, são 6.561 pessoas já foram capacitadas neste ano.

Em Porto Alegre, no mês de junho, o Sesc Comunidade coletou 77,7 toneladas de alimentos para distribuir a 269 instituições cadastradas de 19 municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Estância Velha, Esteio, Guaíba, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Três Cachoeiras, Triunfo, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre). Dessa forma, 42,7 mil pessoas receberam mantimentos no mês passado.

No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), além de iniciativas pontuais por todo o Estado, sempre em parceria com as prefeituras municipais. Mais informações sobre como fazer parte desta rede de solidariedade no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários.